JARDIM CAMPECHE 2019

O projeto do Jardim Campeche surge como uma demanda de condomínio horizontal residencial fechado de baixa densidade, dentro dos parâmetros largamente incorporados pelo mercado imobiliário. Um olhar mais aprofundado sobre as condicionantes locais, legais  e ambientais, estimularam a equipe da Methafora Urbanismo a propor um desenho mais arrojado e estimulante para as relações dos espaços públicos, já que em determinadas fachadas urbanas o processo de ligação com a cidade já se fazia presente e carente de ativação urbana. Uma grande área verde central foi sugerida como estruturadora do espaço comum, permitindo um maior número de fachadas para ela.

Com as bordas conectadas com o bairro, a preocupação dos investidores estava em manter a privacidade e segurança do empreendimento, o que foi alcançado com a desconexão das vias mais privativas em tipologias de cul d´sac (ruas sem saída). Todos os lotes acabaram tendo uma supervalorização pelas suas posições estratégicas em relação ao conjunto.

A fachada principal da área, situada numa via coletora do bairro Campeche recebe um centro comercial mais vigoroso, fruto do novo plano diretor da cidade de Florianópolis, assim como a via lateral da Rua José João Vieira passou a ser uma ADI – Área de Desenvolvimento Incentivado, permitindo o crescimento do gabarito para 04 pavimentos.

Toda energia foi instalada no subterrâneo, criando uma limpeza visual na paisagem e segurança quanto à segurança da infraestrutura. A área verde central também recebe uma bacia de contenção das águas pluviais em uma cota mais profunda.

Sem dúvida um projeto urbanístico pensado em seus mínimos detalhes que muito orgulha o trabalho desenvolvido nestes últimos anos.